O que é cronograma capilar?
Para começar, um
cronograma capilar nada mais é do que cuidados com os cabelos, onde se é feito uma rotina mensal para repor tudo o que o cabelo precisa para estar hidratado, sedoso, com movimento e brilho. É recomendado para todos os tipos de cabelos, mas principalmente para os que são quimicamente tratados (tinturas, alisamentos, descolorações e entre outros). São 4 etapas fundamentais para ter o cabelo perfeito novamente e neles são:
Hidratação:
A hidratação serve para repor a água dos fios, assim deixando eles com mais movimento e macios.
Se seu cabelo apresenta fios secos, ásperos, sem brilho, aparecimento de pontas brancas e sem movimento você precisa da hidratação. Há algumas receitas caseiras onde você pode fazer a recuperação, os mais indicados são frutas, aloe vera (babosa), leite, açúcar, maisena e mel.
Abacate + banana
1/2 abacate
1 banana
Amasse o abacate com a banana até virar uma pasta, passe por todo o comprimento do cabelo e aguarde 30 minutos. Enxágue bem e finalize como preferir.
Babosa + açúcar
1 folha de babosa
2 colheres de açúcar
2 colheres de máscara da sua preferência
Corte e retire o miolo da babosa com uma colher, coloque em um recipiente e em seguida adicione o açúcar com a sua máscara, aplique nos cabelos e aguarde 30 minutos. Enxágue bem e finalize como preferir.
Nutrição/umectação:
A nutrição/umectação é indicada para os cabelos que estão com frizz, deixando definidos e bem soltinhos.
Se você possuí frizz, cabelo armado, embaraçado, áspero, sem brilho, com pouco movimento e com pontas duplas, a nutrição/umectação te aguarda. Para isso você poderá usar óleo de argan, óleo de coco, óleo de rícino e azeite de oliva extra virgem.
Nutrição potente:
2 colheres da máscara de sua preferência
1 colher de óleo de coco
1 colher de óleo de rícino
Com os cabelos úmidos, aplique a mistura por todo o comprimento dos fios sem encostar na raiz, deixe agindo por 30 minutos, enxágue e finalize como preferir.
Umectação com óleo de coco:
Para a umectação, será necessário somente o óleo de coco, pegue uma quantidade que poderá ser aplicada em todo o comprimento do fio. Se o óleo estiver endurecido é só colocá-lo em banho-maria para derreter.
Aplique no cabelo seco, somente no comprimento, aguarde de 3 a 4 horas para poder lavar o cabelo. Sabemos que é corrido para ficar aguardando 4 horas com o óleo no cabelo, se preferir você pode dormir, no outro dia lavar e finalizar como desejar.
Reconstrução:
A reconstrução é um dos passos mais importantes que na maioria das vezes deixamos de lado, se seu cabelo está muito ressecado, elástico (puxa um fio e ele estica e demora para arrebentar) e quebradiço você precisa urgente de reconstrução. Se você perceber que o cabelo está muito danificado poderá fazer a reconstrução 2 vezes por mês e conforme aparecer melhora, diminuir apena 1 vez por mês, mais abaixo estará algumas formas de como incluir a reconstrução nos seus cuidados com o cabelo. Para fazer, poderá utilizar a queratina e gelatina sem sabor.
Reconstrução com gelatina:
1 colher de sopa cheia de gelatina incolor
2 colheres de sopa de água quente
2 colheres de máscara da sua preferência
Misture a água quente na gelatina e mexa até hidratar, após isso, adicione junto ao creme e passe em todo o comprimento do cabelo. Aguarde 25 minutos, enxágue e finalize como desejar.
Reconstrução com queratina líquida:
Com os cabelos secos ou úmidos, aplique a queratina por todo o comprimento do fio, se o seu cabelo for com a raiz seca/normal poderá passar a queratina na raiz, se for oleoso passar somente no comprimento. Aguarde de 30 a 40 minutos, lave/enxágue e finalize como desejar.
Proteção:
Além da reconstrução, a proteção é um passo que esquecemos SEMPRE, pensa só:
Você lava seu cabelo, faz uma hidratação, passa o condicionador, seca e passa chapinha, quando vai ver as pontas do cabelo ainda estão um pouco ressecadas, é porque você não protegeu. De que adianta ir à praia e não passar o protetor solar? Você vai acabar se queimando, às vezes até com queimaduras sérias, sempre tem que proteger, não importa o que seja.
No mercado de cosméticos existe diversos cremes finalizadores ou bem dizendo, protetores térmicos para proteger os fios. Veja com uma vendedora o protetor térmico que mais se encaixa no seu cabelo e também no seu bolso! Nem sempre o mais caro é o melhor. Eu recomendo a da Haskell e Bio Extratus.
Você também pode diminuir o uso da chapinha e do secador, os dois são os maiores vilões para danificar os cabelos.
Tabela:
Após essas dicas tenho certeza que seu cabelo voltará a ser saudável. Verifique sempre o que ele precisa para mantê-lo bonito.
Uauuu, muito legal, vou começar a fazer o cronograma!
ResponderExcluirQue bom que você achou legal Claudiane, faça o cronograma e me conte como foi a experiência, aguardo sua resposta. Beijos lindona.
ExcluirOlá, faço essa sequência uma vez ao dia? Por exemplo: 1 semana- segunda faço a hidratação, quarta a nutrição e sexta a reconstrução. É assim?
ResponderExcluirOiee, sim exatamente dessa forma! <3
Excluir